Método Busquet

As cadeias fisiológicas representam uma leitura anatômica e fisiológica do corpo humano, não é uma teoria e nem uma filosofia.

Léopold Busquet, fisioterapeuta desde 1968, osteopata desde 1979, ensinou no Colégio de Osteopatia de Sutherland até 1992.
Nesta época ele verificou a necessidade de parar e investir totalmente em um trabalho de integração, síntese e coerência de tudo o que ele tinha aprendido. A decodificação do corpo funcionando em todos os níveis em um sistema de cadeias tornou-se uma evidência e foi o fio condutor de décadas de trabalho.

A medicina moderna evolui no sentido da especialização. Isso é uma fonte de progresso, mas igualmente de desmembramento do paciente. O método das cadeias permite colocar em evidência as inter relações entre todas as partes do corpo e unificá-lo por um exame manual o mais completo possível e por um tratamento com uma finalidade global.

O projeto do método das cadeias não é o de tratar as doenças, que são de competência médica, mas de tratar as disfunções no intuito de recolocar o paciente em um equilíbrio funcional necessário para recriar uma dinâmica de saúde