Dor Lombar

A lombalgia pode ser definida como uma dor na região lombar, ou seja, na região mais baixa da coluna perto da bacia. É também conhecida como "lumbago", "dor nas costas" ou "dor nos rins".

Mais de 90% da população mundial sofre episódio de dor lombar em algum momento da vida e a lombalgia é a segunda causa mais frequente de procura pelos serviços médicos.

A dor pode se estender para a região das nádegas, face posterior das coxas mas não muito além do joelho, sem comprometer um trajeto de nervo específico.

Um por cento dos pacientes com lombalgia aguda tem ciática, que é definida como dor irradiada para o território de uma raiz nervosa lombar, frequentemente acompanhada de sintomas como dificuldade para andar e formigamento. É um problema muito prevalente e pode ser causa de incapacidade.


Tipos

As lombalgias podem ser classificadas quanto a duração em agudas e crônicas.

Agudas quando apresentam duração de quatro a seis semanas e crônicas quando a duração é maior do que 12 semanas. Cerca de 65-90% dos adultos sofrerão um episódio de lombalgia aguda ao longo da vida, com pico de incidência ocorrendo entre os 35-55 anos de idade

As lombalgias agudas não estão relacionadas a nenhum fator definido e geralmente ocorrem após um esforço físico excessivo levando o paciente a sentir uma sensação de “travar a coluna”.

Cerca de 90% dos pacientes com dor lombar aguda apresentam melhora da dor em 4 semanas e apenas 2-7% evoluirão para sua forma crônica.

A dor crônica ocorre em qualquer idade e em aproximadamente 75-85% dos pacientes que se afastam do trabalho ela se torna recorrente.


Fatores de risco

Os principais fatores de risco que podem desencadear a lombalgia são, principalmente, torções musculares, ocasionadas por sobrecarga excessiva, ao levantar mais peso do que a pessoa consegue na academia, por exemplo, ao carregar muito peso, empurrando armários, enfim, atividades corriqueiras que causem sobrecarga nas articulações da coluna e das vértebras.


Causas

Frequentemente, o problema é postural, isto é, causado por uma má posição para sentar, se deitar, se abaixar no chão ou carregar algum objeto pesado. Outras vezes, a lombalgia pode ser causada por inflamação, infecção, hérnia de disco, escorregamento de vértebra, artrose (processo degenerativo de uma articulação) e até problemas emocionais.


Tratamento

Entre as atividades para tratamento, temos uma variedade de técnicas.

Entre as mais conhecidas estão a RPG, Osteopatia, Cadeias Fisiológicas Método Busquet, Acupuntura e Quiropraxia. Essas técnicas tem uma ação mais eficiente no tratamento de alivio imediato se houver uma restrição de movimento que gera dor. Ambas partem do princípio de restabelecer o equilíbrio corporal com manipulações e alongamentos, exceto Acupuntura que visa equilíbrio energético e emocional.

Procure um especialista na área, porque muitas vezes o problema é adaptativo, não está no local, mas pode estar relacionado as vísceras como o intestino, até mesmo com o crânio, sacro ou pé.

Venha conhecer um novo conceito que vai revolucionar na eficiência de resultados imediatos no seu tratamento de uma forma natural e prática sem medicamento, e que atua diretamente na causa.