Depressão

A depressão é uma doença “do corpo como um todo” que compromete o corpo, humor e pensamento. Ela afeta a forma como você se alimenta e dorme, como se sente em relação a si próprio, como pensa sobre as coisas, a saúde, a aparência, o desempenho escolar e a capacidade de tomar decisões e enfrentar pressões diárias. A depressão não é sinal de fraqueza ou uma condição que possa ser superada pela vontade ou com esforço. As pessoas com doença depressiva não podem simplesmente recompor-se e melhorar por conta própria. Sem tratamento, os sintomas podem durar semanas, meses ou anos.

Tais transtornos começam muitas vezes com choro constante, tristeza profunda, baixa autoestima e pessimismo em relação a vida. A perda pelo prazer de viver e de realizar as atividades cotidianas geram dificuldade de convívio nos ambientes sociais e até insônia. Porém, a acupuntura pode estimular os hormônios da alegria, da dor e do sono, de acordo com a idade e sexo do paciente. Isto pode auxiliar no tratamento da depressão.

A depressão é comum?

Ela é muito mais comum do que se imagina. Afeta milhões de pessoas por ano, de todas as idades.

É uma doença grave?

A depressão pode ser bastante grave. Tem sido correlacionada ao baixo rendimento escolar, abuso de álcool, drogas, fuga de casa, sentimento de inutilidade, falta de esperança e alegria, baixa estima, falta de energia e motivação para viver. Nos últimos 25 anos, o índice de suicídio entre adolescentes e adultos aumentou acentuadamente. Muitas vezes o suicídio está relacionado à depressão.

A depressão pode ser tratada?

Pode. Em média de 80% a 90% das pessoas que tem depressão, mesmo sendo graves, podem ser ajudadas, seja com terapia alternativa ou com ajuda psicológica e espiritual.

O tratamento da depressão assim como as suas causas e sintomas, difere de pessoa para pessoa. O que funciona melhor para uma pessoa pode não funcionar para outra, e por isso devem ser exploradas as várias opções de tratamento, uma avaliação física e psicológica ajuda a determinar qual a mais adequada. O passo mais importante para tratar a depressão é procurar ajuda.

O tratamento diminui não só a gravidade da depressão, como também a sua duração, podendo evitar crises adicionais da doença. São vários os recursos para que os transtornos depressivos possam ser diagnosticados e tratados. Ao invés de criticar e desvalorizar as pessoas afetadas, é importante, e até mesmo um dever estimulá-las para que se tratem, que procurem ajuda rapidamente e que conversem com alguém em quem confie para que possa lhe indicar um profissional da área da saúde, seja um acupunturista ou psicólogo.

A Acupuntura é uma ciência que tem mostrado auxílio na síndrome da depressão, pois ajuda a melhorar no nível cerebral, com aumento da serotonina e a consequência liberação da endofirna, melhorando a sensação de vazio do individuo.

Cada sessão de acupuntura para casos de depressão dura cerca de 30 minutos e é recomendada uma por semana durante três meses, após avaliação do profissional acupunturista. Após este período é feita reavaliação.