Fibromialgia

Pode-se conceituar a fibromialgia como uma síndrome dolorosa de etiopatogenia desconhecida, que acomete preferencialmente as mulheres, sendo caracterizadas por dores musculares difusas, pontos dolorosos específicos migrando pelo corpo ou segmento, a dor pode está no ombro e pode ir para o joelho repentinamente, frequentemente associado distúrbios de sono, ( de um sono superficial, não reparador, o paciente relata que passou um trator em cima dele no dia seguinte) fadiga, cefaléia crônica e distúrbios psíquicos e intestinais.
Os critérios de diagnósticos são: dor muscular crônica, sono não restaurador, rigidez matinal, fadiga, EEG com ritmo alpha no sono não REM, hipersensibilidade dolorosa em 12 ou mais áreas específicas.
A dor em 11 de 18 pontos dolorosos a serem palpados: occipitais, trapézios, Segundo espaços intercostais, glúteos, coluna cervical, supraespinhosos, epicôndilos laterais, grandes trocanteres e interlinha medial dos joelhos.
A alta freqüência de pacientes que procuram diariamente os ambulatórios de Clinica Médica, Reumatologia, Ortopedia, Fisiatria e Psiquiatria com queixas compatíveis com o diagnosticado de fibromialgia justifica o grande interesse despertado ultimamente pelo estudo dessa síndrome.
A avaliação clínica em relação à anamnese, os principais sintomas a serem avaliados são dor, distúrbio de sono, fadiga e rigidez matinal. As alterações do exame físico investigam-se basicamente o numero de pontos hipersensíveis a digita-pressão e sua intensidade. A intensidade da dor pode ser determinada mediante escala nominal ou numérica.
No tratamento acredito que as síndrome miofascial esta ligado mais no comportamento, não adianta fazer vários tratamentos medicamentos e tratamento psicológicos e físico. Se não liberar as tensões do crânio, e também trabalhar as informações do cérebro, porque o cérebro tem um bloqueio de neurotransmissor, mandando um impulso nervoso sem ele querer, informando um área do corpo, por isso uma dor que migra para o corpo, e fator humoral e energético.

O tratamento pode ser realizado por Acupuntura técnica que trabalha o sistema hormonal, ou terapia Crânio-Sacral que trabalha o tecido conjuntivo das tensões migradas para o corpo e as vezes tem que trabalhar os músculos dos olhos devido o histórico de depressão.
Venha conhecer um conceito de Fisioterapia e uma Alternativa Saudável que pode auxiliar no tratamento de Fibromialgia. O Dr. Inácio Hiroshi tem a solução para esse mal que vem te incomodando.