ATM - Articulação Têmporo-Mandibular

A articulação têmporo-mandibular (junta entre a cabeça e a mandíbula) é um local que devido aos hábitos da vida moderna tem apresentado problemas que causam dores de cabeça, dores no pescoço, dor de ouvido, dor na face, cansaço ao mastigar, bruxismo, desgaste de alguns dentes, estalos e travamentos ao abrir e fechar a boca.
A articulação da mandíbula é formada por músculos potentes como o masseter (um dos mais potente do corpo humano), o que gera grandes pressões nesta articulação, refletindo em dentes, pescoço, crânio, ouvido e na deglutição.
O bruxismo e o apertamento da mandíbula são disfunções comuns e tem um fundo emocional na qual o paciente tem o hábito inconsciente de ranger e apertar os dentes. Mas também tem um fundo funcional na qual uma mordida mal posicionada distribui de forma irregular a pressão nos dentes e altera as tensões musculares. No início o bruxismo e o apertamento da mandíbula não causam sintomas, mas com o passar do tempo provocam dores de cabeça e artrose (desgaste) na articulação da mandíbula, o que causa estalidos e dores na mesma.
Tratamentos dentários como: extração dos dentes, colocação de prótese, aparelhos ortodônticos e obturações que não tenham tido um bom resultado, podem alterar o posicionamento da mandíbula provocando mordida cruzada ou outros posicionamentos anormais causando tensão muscular e outras respectivas alterações.
Hoje estima-se que 15% de disfunções da ATM são verdadeiras, chamado de lesão primária, outras 85% vem de lesão adaptativa, no que se retrata desde um entorse no tornozelo que vai refletir até a Coluna Cervical que reflete na ATM ou vice-versa. Ou por uma pessoa que trabalha muitas horas sentada, ele faz uma projeção da cabeça para frente que se encurta os músculos anteriores do pescoço e a noite gera o bruxismo

Após analise do histórico e testes de movimentos do crânio e da mandíbula, temos uma avaliação por onde começou o problema. Após a avaliação inicia-se o tratamento mais adequado para cada individuo. O tratamento geralmente é feito através de técnicas manuais, fazendo avaliação da mordida, postura da cabeça, pescoço e cervical. Técnicas de relaxamento e de mobilização do crânio trazem grandes resultados por efetivar o relaxamento das estruturas musculares da região.